quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Historia do Handebol





O Handebol é mais uma das modalidades desportivas que o Velho Mundo nos enviou. Anteriormente, o handebol já apresentou grandes distinções em termos de preferência entre o que se chamou Handebol de campo e handebol de Salão. Hoje, a carência de locais no Brasil, ou melhor, a maior disponibilidade de quadras e não de campos, fez prevalecer o handebol de salão, que absorveu a prática da modalidade em todo País.
No início, quando o desporto foi introduzido no Brasil, foram creditados ao handebol de campo os méritos da organização oficial e do reconhecimento da modalidade como desporto oficial no Brasil.
A primeira Federação de handebol foi a Federação Paulista e o primeiro campeonato oficial da modalidade, disputado no Brasil, ocorreu na cidade de São Paulo, não tendo sido, entretanto, certame estadual e sim um campeonato da capital. Atualmente, nem a própria Federação Paulista de handebol promove competições de handebol de campo. Consequentemente, a Confederação Brasileira de Handebol destina-se, também, exclusivamente, ao handebol de salão.
Essa modalidade do desporto foi, em nosso País, a que mais fez sentir a influência das competições estudantis. Daí, o handebol ganhou o povo e pela prática reiterada alcançou foros de desporto comunitário de alto nível.
O handebol foi idealizado por um professor de educação Física, o alemão Karl Sshelenz que, procurando dar às suas classes femininas uma atividade alegre e movimentada, criou o handebol com base num jogo tcheco chamado “Azena”. Por volta de 1914, Berlim foi palco das primeiras disputas que se desenrolaram num campo de 40x20 metros. Depois passou a ser praticado por homens, por isso, foram modificadas algumas regras e aumentadas as dimensões do campo, passando para 40x80 metros, Mais tarde, as medidas foram igualadas às de um campo de futebol, já com onze jogadores, com a bola reduzida de tamanho, permitindo o manuseio com uma só mão. Isto proporcionou maior movimentação e satisfação na prática do jogo. Esse era o handebol de campo.
Como o idealizador foi um professor de educação física, o handebol, naturalmente tomou maior impulso no meio estudantil. Suas características, facilidade de na aprendizagem e execução natural dos fundamentos, permitiram o emprego da velocidade, movimentação, força nos arremessos, habilidade no manejo da bola, além de proporcionar aos mestres a possibilidade de educar pelo jogo. Difundiu-se na Alemanha, Áustria, Suécia, Dinamarca e Checoslováquia, países que realizavam entre si as primeiras partidas internacionais. Em 1927, foi criada a Federação Internacional de Handebol, com 39 países inscritos, mas somente em 1938 foi incluído nos Jogos Olímpicos de Berlim, sagrando-se campeão a Alemanha.
Os rigores dos inverno não permitiam a prática do handebol em campo aberto, fato que levou este esporte a uma adaptação, para que pudesse ser praticado em recinto fechado e de menor tamanho. Coube aos suecos a inovação que foi o “inne-hand-ball” (handebol no interior) ou “hallen-handeball” (handebol de salão) como o chamam os alemães, diminuindo o tamanho do campo e o numero de jogadores, que passou a ser de sete atletas. Com isso, as jogadas ganharam em movimentação e rapidez. A natureza do piso possibilitava a maior movimentação com a bola. O campo, por ser de dimensões menores, permitia a todos os jogadores em campo atacarem e defenderem em bloco, o que imprimia às jogadas uma espantosa velocidade, com grandes possibilidades de gol.
O handebol de salão tornou-se um esporte independente, com técnica e tática própria, suplantando o handebol de campo, que sofreu a concorrência do futebol, mais atraente e já implantado em todos os países do mundo.
O handebol veio para o Brasil por volta de 1930. Difundiu-se inicialmente em São Paulo onde, em 16 de fevereiro de 1940, foi fundada a Federação Paulista de Handebol. Inicialmente, o handebol foi praticado por onze jogadores isoladamente, por grupos de colônias estrangeiras e por alguns clubes classistas e equipes de firmas comerciais. Mais tarde, este esporte obteve grande difusão nos meios estudantis, graças aos professores de educação física, que desenvolveram um trabalho de profundidade nas escolas primárias. Atualmente já se consolidou em grande numero de escolas secundárias e clubes.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Handebol pelo mundo


Todas as notisias do handebol pelo mundo

Com fira a preparação dos times para este ano.

As suas dificuldades e vitorias . Durante o ano

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Para os Professores uma dica de tatica

Desenvolva uma boa tática de jogo com seus alunos . Boas táticas .E simples de fazer ,ganham um jogo

Campeão da Europeu de Handebol masculino


A frança está imposivel . Como se não bastasse o título Olímpico e Mundial, a França conseguiu mais um título e agora posui os três maiores títulos do Handebol Mundial. Na competisão de 2010 realisado em Viena na Áustria, os franceses decidiram o Europeu de Handebol contra os croatas, e a vitória por 25 a 21 foi a consagração de um grande campeonato e de uma grande fase vivida pela seleção francesa.
As duas melhores equipes do campeonato se enfrentaram em uma justa final. De um lado estava Nikola Karabatic, estrela francesa e maior responsável pelo suceso do dime que levou a final. Do outro, Domagoj Duvnjak, dito por aluns como sucessor de Balic. Porém no começo do jogo quem brilhou foram os goleiros. Faltando pouco tempo para o fim da primeira tempo de jogo, os franceses buscaram 3 gols e foram para o intervalo com um empate por 12 a 12. Na volta, a defesa da França, principalmente o excelente goleiro Thierry Omeyer, fez a diferença e os contra-ataques rápidos abriram a vantagem necessária para segurar a vitória. No fim o título ficou na mão de um time muito merecedor, que há anos investe no esporte e agora colhe os frutos. Brasil, espelhe-se na França, que há alguns anos não representava praticamente nada no cenário mundial, hoje mostra que planejamento, investimento e força de vontade fazem a diferença.
Na disputa do terceiro lugar, a Islândia, vice-campeã olímpica em Pequim, derrotou a Polônia por 29 a 26 e se garantiu no pódio do Europeu de handebol.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Handebol eos 90 anos


O Handebol foi criado em 1919 pelo alemão Karl Schelenz. Considerado o pai do esporte, o professor de Educação Física reformulou o “Torball”, uma modalidade parecida, só que destinada a mulheres. Desta forma, o esporte passou a ser praticado por homens, ganhou novas regras e um novo nome: Handball (em inglês). Para nós, mais conhecido como HANDEBOL. A ExpansãoDevido ao fato deste desporto ter sido desenvolvido por um professor de Educação Física, o Handebol ganhou grande aceitação nas escolas e colégios de muitos países, como Alemanha, Áustria, Suécia, Dinamarca e Checoslováquia. Hoje, é uma modalidade praticada em todo o mundo e, no Brasil, a modalidade está entre as mais praticadas no âmbito escolar. MundoUm importante capítulo da história do Handebol foi a sua inclusão pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936. Participaram deste evento 6 dos 26 países então filiados, com a Alemanha vencendo a Áustria no jogo final por 10 a 6, perante 100 mil pessoas no Olympia Stadium de Berlim. As entidades responsáveis pelo Handebol vêm realizando a cada quatro anos seus campeonatos mundiais e olímpicos, estes últimos desde 1972 no masculino e desde 1976 no feminino. União Soviética, Iugoslávia, Alemanha, Suécia, Dinamarca, Hungria, Romênia, França e Espanha são destaques na Europa. Nos outros continentes a Coréia, Japão, Argélia, Tunísia, Cuba, Estados Unidos e Brasil têm obtidos melhores resultados em ambos os sexos. Atualmente o esporte é praticado em 183 países, envolvendo mais de 1 milhão de equipes e 30 milhões de profissionais (jogadores, treinadores e outros profissionais do esporte). BrasilO nosso país ainda não conquistou uma medalha olímpica e nem título mundial no Handebol, no entanto, já apresentou resultados bastante expressivos como, o título de Campeão nos Pan-Americanos em Santo Domingo 2003 e no Rio 2007, eventos de grande magnitude. Este ano, a equipe brasileira júnior ficou em 9º lugar no Mundial do Egito, representando o país muito bem.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Historia do AHV


Deu inicio em 2003, após alguns garotos do ensino medio estarem no seu último ano . E não teriam onde mais jogar, assim foi formado em encontros, a idéia de competirem em torneios adultos.

Representando a cidade de Nova Venécia, daí criado o nome AHV: Associação de Handebol Veneciano.

Que em sua primeira participacão nos jogos do Espiríto Santo , não fizeram feio, pois a média de idade era de 18 anos . Torneio este que foi realizado em 2004 como cidade sede Nova Venécia.