segunda-feira, 15 de março de 2010

Projeto Petrobras - Mini Hand

A Confederação Brasileira de Handebol tem como objetivo primordial, com a execução do PROJETO PETROBRAS MINI-HAND/INICIAÇÃO ESPORTIVA, oferecer uma oportunidade de prática esportiva formativa a crianças de comunidades de risco social, tendo como referência um esporte vencedor, que possibilita o desenvolvimento das capacidades e habilidades motoras das crianças na faixa etária de 08 a 12 anos, através de atividades lúdicas que auxiliam na formação integral do ser humano em suas relações consigo mesmo e com o mundo.

O PROJETO PETROBRAS MINI-HAND/INICIAÇÃO ESPORTIVA, já em desenvolvimento em diversas regiões do país, se encontra em fase de reestruturação.

Objetivos Gerais:

Iniciar e democratizar a prática do MINI-HAND/INICIAÇÃO ESPORTIVA entre as crianças das Unidades Escolares Públicas Municipais e Estaduais, buscando a ocupação do tempo livre, evitando-se o agravamento de distorções sociais e, desta forma, os perigos da ociosidade.

Introduzir o Mini-Handebol no conteúdo da Disciplina Educação Física, como fator de desenvolvimento educacional e como veículo de formação física, intelectual e social das crianças.

Objetivos Específicos:

Atender as necessidades esportivas das crianças, ampliando o número de NÚCLEOS DE MINI-HAND/INICIAÇÃO ESPORTIVA em todo o território nacional;

Ocupar o tempo livre das crianças com atividades sadias, evitando os perigos da ociosidade;

Oferecer às crianças a possibilidade de, ao praticar o MINIHAND/INICIAÇÃO ESPORTIVA, conhecer um desporto agradável de jogar, de hábitos saudáveis, disciplina e respeito que contribuem para formação de cidadãos conscientes;

Manter o Handebol no status de Esporte Olímpico mais praticado nas escolas;

Possibilitar o surgimento de novos atletas e equipes que no futuro possam participar de eventos esportivos da modalidade Handebol, em nível estadual e nacional;

Possibilitar o surgimento de novos talentos que possam integrar as equipes brasileiras em futuras competições internacionais.

INTRODUÇÃO
Iniciar e integrar as crianças e jovens das unidades escolares brasileiras à prática do Handebol, difundir o esporte através da rede escolar de ensino estadual, municipal e particular e transformar seus praticantes com grande potencial em atletas de ponta, são os objetivos deste projeto da Confederação Brasileira de Handebol-CBHb.

Sabemos que não existem muitas possibilidades de progresso no esporte se esquecemos o trabalho de base que gera esperança para o futuro. Por esse motivo, a CBHb possui alguns programas para incentivar e difundir a prática do esporte e o Mini-Handebol é, dentre eles, um programa vitorioso. É uma atividade esportiva iniciadora da modalidade, que possui um perfil mais recreativo do que competitivo. Assim, realiza também um trabalho social, ocupando o tempo das crianças, tirando-as da ociosidade e melhorando sua qualidade de vida. Isso faz também com que elas diminuam o contato com a marginalidade e o uso de drogas.

O Projeto Mini-Handebol foi criado em 2000 e ganhou força em 2004, passando a ser conhecido como “Projeto Petrobras Mini-Hand de Iniciação Esportiva”. Com apoio total da empresa patrocinadora do Handebol brasileiro, o Projeto Petrobras Mini-Hand tem sido um dos fatores que contribuem de forma decisiva para que a Petrobras renove contrato de patrocínio com a CBHb, pois o programa integra o elenco de projetos sociais da maior empresa brasileira.

Os fundamentos e elementos são os mesmos do Handebol, mas o número de jogadores, o tamanho da quadra e outros detalhes são diferenciados. As atividades são mistas: meninos e meninas podem e devem jogar juntos, desenvolvendo com isso noções básicas de convivência social, disciplina e respeito. O Mini-Handebol constitui-se no primeiro contato com a modalidade e segue uma pedagogia desportiva moderna, que integra os elementos básicos do esporte com a criança através de uma atividade lúdica e divertida.

Após o pontapé inicial em Sergipe, hoje várias cidades, estados e núcleos individuais fazem parte do projeto. Até 2004, o programa era desenvolvido em Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Sergipe. Em 2005, Amazonas e Rio Grande do Sul aderiram inteiramente ao projeto e a cidade de Aracaju também ampliou sua atuação.

Os resultados obtidos até agora vêm despertando o interesse em outras regiões do país e o Projeto Petrobras Mini-Hand Iniciação Esportiva, agora com um total de 45 (quarenta e cinco) núcleos, vem crescendo muito ultimamente. Alguns Estados, como é o caso de Minas Gerais, ampliaram sua participação e novos núcleos já foram solicitados para os Estados do Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Todos devem ser implantados já no ano de 2006.

SEJA PARCEIRO
O interessado deverá enviar à Confederação Brasileira de Handebol ofício ou e-mail (minihand@brasilhandebol.com.br) demonstrando sua intenção em participar do projeto, onde deverá comprovar ser:

•entidade voltada para o atendimento comunitário, devidamente constituída;
•possuir espaço físico para o desenvolvimento das atividades;
•possuir docente capacitado ou a ser capacitado pela CBHb, para ministrar as atividades;
•previsão de alunos a ser atendido;
•previsão de horários das atividades.
•as despesas do instrutor para capacitação docente e do supervisor (ao menos uma vez durante a vigência do convênio), deverão ser de responsabilidade do conveniado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário