sexta-feira, 16 de abril de 2010

Liga Nacional 2010 tera uma equipe de Colatina ES


A Confederação Brasileira de Handebol (CBHB) definiu as 10 equipes que disputarão a Liga Nacional 2010. A novidade este ano é a inclusão de mais dois times, já que na edição anterior a Liga Nacional foi disputada por 8 equipes.
A Liga terá inicio em maio e prossegue até novembro. A Unopar/Londrina/Sercomtel entra na disputa apenas em junho devido à sua participação no Campeonato Mundial de Clubes - Super Globe 2010, que será realizado no Qatar, de 17 a 21 de maio.
As equipes que disputam a Liga Nacional de Handebol Masculino 2010 são:
Unopar/Londrina (PR)
Esporte Clube Pinheiros (SP)
Metodista/São Bernardo (SP)
Imes/São Caetano (SP)
Interativo/São Carlos (SP)
Chapecoense (SC)
Unitau/Taubaté (SP)
Força Jovem/Colatina (ES)
Univali (SC)
Campos (RJ)
Forma de disputa
Segundo o técnico da Unopar, Giancarlos Ramirez, a disputa da Liga 2010 terá dois turnos, sendo que no primeiro turno jogam todos contra todos. No segundo turno as disputas se repetem, mas com inversão de mando.
Para a fase seguinte classificam-se os quatro primeiros colocados. Na fase final, play-off em dois jogos. A final também terá o play-off em dois jogos.
A tabela provisória sairá no próximo dia 16, e a definitiva no dia 30 de abril.
A CBHD negocia a transmissão dos jogos com a ESPN Brasil. As finais podem ser transmitidas em canal aberto. As partidas realizadas nos dias de semana vão começar às 20 horas; nos finais de semana e feriados, às 18 horas.

Copa Petrobras


ITAJAÍ / SC (LCS) – A Copa Petrobras de Handebol entra na reta final a partir desta sexta-feira (16), quando serão conhecidos os finalistas do campeonato. As equipes masculinas e femininas classificadas em primeiro lugar de cada chave disputam a fase semifinal, no Ginásio da Univali, em Itajaí (SC), que valem lugar para a briga pelo título. Além disso, o local abriga o confronto entre os classificados em segundo lugar, que lutam pelo direito de disputar do quinto ao oitavo lugar. No ginásio do colégio Fayal, os confrontos valem vaga para a disputa do 9º ao 16º lugar.

No feminino estão classificados os times dos colégios Dourados (MS), Teorema (PA), Anísio Teixeira (CE) e Castro Alves (ES). No masculino, são as escolas São José (SC), Vinícius de Moraes (MT), José Paranaíba (MG) e CAIC (PI).


A treinadora da equipe do Colégio São José, de Itajaí, disse que esta experiência está sendo maravilhosa. “A Copa Petrobras está sendo uma experiência fantástica. Os meninos estão trocando muita experiência. Essa classificação foi muito importante. Aqui temos equipes muito boas.”

À tarde, no Ginásio do Colégio Fayal, a última rodada da fase classificatória começou com um jogo muito equilibrado entre Notre Dame, do Mato Grosso e Instituto Teorema, de Rondon do Pará. Nos últimos minutos as paraenses venceram o duelo por 17 a 16 e amanhã (15), às 14h, irão lutar por uma vaga na decisão contra o Anísio Teixeira, do Ceará.

Na competição masculina, o time da escola José Paranaíba, de Santa Vitória (MG) derrotou o Castro Alves, da Paraíba por 32 a 28, ficou em primeiro lugar do grupo C e, assim, segue na disputa do título. Na semifinal, o time mineiro irá enfrentar o Vinícius de Moraes, do Mato Grosso, às 15h.

“Não fizemos um bom jogo hoje e temos que corrigir os erros para a semifinal, que será ainda mais difícil. Estamos felizes por estar entre as quatro melhores escolas do país, mas queremos ir além e vamos buscar essa tão sonhada vaga na decisão da Copa Petrobras”, comentou o técnico Teles Silva, do José Paranaíba.

Nos outros jogos da rodada o Colégio CAD (MT) superou a Marcelo Cândia (RO) por 27 a 16, no torneio feminino. E, a Escola Passionista, de São Paulo, derrotou a Vinícius de Moraes, do Tocantins por 25 a 9.

No Ginásio da Univali, pelo feminino, a Castro Alves, do Espírito Santo, venceu a Santa Emília, de Pernambuco, por 12 a 9, e o Colégio Santa Catarina (RS) derrotou o Colégio La Salle (PR), por 18 a 15.

No masculino, o Castro Alves (ES) fechou em 20 a 12 o placar contra a Upaon Açu (AM), e o Colégio São José, de Itajaí, triunfou sobre O Mestre (RN) por 310 a 21.